Livro sobre a morte - DEBATE

Olivio Guedes - diretor do MuBE

Sob a curadoria de Angela Ferrara, residente em Nova Iorque, esta exposição apresenta o mundo atual com sua mundialização e globalização. Esta mostra itinerante corre o mundo. Não poderia ser diferente, pois é arte postal (vide pg 00) com o título “Um Livro sobre a Morte”. Trata o momento efêmero e eterno. Este conceito observado hoje na humanidade apresenta e reapresenta um estar pleno de “não lugar”. Como diz Robert Smithson: site e nonsite. O encontro com os artistas fez com que a representação plástica da exposição revelasse o momento de questionamento sobre o postal, sobre a morte e principalmente sobre os processos das artes plásticas.
Com este encontro provocador, percebemos que estes saberes, o conhecimento e o relacionamento socio/artístico, encontram-se em plena mudança.
No encontro foi explanado pela curadora Angela Ferrara o subtítulo “A morte na História da Arte”, que tratou do universo da história da arte e sua relação com a morte. Já Juliana Schmitt, historiadora, desenvolveu o tema “Imagens da morte na história”, onde fixa a vida nas fotografias e Olivio Guedes (Diretor cultural do MuBE) desenvolveu o livro “Mutus Liber” que tratou sobre a alquimia, vida e morte como transformação interior, a morte como iniciação.
Este encontro teve como motivo um momento de reflexão sobre a interpretação arte/morte no suporte postal e, com isto, ajudou na percepção deste novo estado de um velho pensamento.
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2024 ProCOa - Projeto Circuito Outubro Aberto