COOPERATIVA CULTURAL BRASILEIRA

NOVAS OPORTUNIDADES NA ÁREA CULTURAL

Monica Nunes - artista plástica, arte educadora e vice-presidente da Cooperativa Cultural Brasileira.

Trabalhar e fomentar a carreira de todos os seus cooperados, além de ser uma ferramenta para a formalização e reconhecimento dos artistas e trabalhadores da cultura pela sociedade. Foi com esse objetivo que, em maio de 2004, nasceu a COOPERATIVA CULTURAL BRASILEIRA. Logo no primeiro ano de atuação, 200 artistas já tinham aderido à ideia. Hoje, são mais de 6 mil e quinhentos cooperados de diversas expressões artísticas e culturais como teatro, artes circenses, música, artes plásticas, dança, culturas populares, culinária, multimídia etc. Há também produtores, iluminadores, técnicos de som, enfim, todo profissional que trabalha diretamente na área cultural.

Com atuação em todo o país, esta cooperativa busca cultivar uma ajuda mútua entre seus cooperados, melhorando a capacidade técnica e didática em prol do desenvolvimento profissional de cada um. Com isso, é possível conquistar novas oportunidades na área cultural, superando dificuldades profissionais.

Foi por ter criado estas soluções que a Cooperativa Cultural Brasileira, através de sua presidente Marília de Lima, iniciou o projeto da Incubadora de Cooperativas, de onde já surgiu uma série de novas cooperativas culturais como a ECOOA – Escola Cooperativa das Artes, Cooperativa Filarmônica Mário de Andrade, Cooperativa Cultural Brasileira – Nordeste, Cooperativa Cultural Brasileira – Minas etc. A partir destas novas ações foi criada então a Federação Brasileira das Cooperativas de Cultura – FEBRACCULT, onde cooperativas culturais de todo o Brasil se unem para discutir as necessidades do setor. Esta “teia” cooperativa será um grande passo para a organização das ações culturais. Acreditamos, assim, que o sistema cooperativista pode ser um instrumento efetivo para o desenvolvimento de uma sociedade. Quando associado à cultura, pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e socialmente ativos.
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2024 ProCOa - Projeto Circuito Outubro Aberto