Fotografia: acervo prêmio Porto Seguro fotografia

Cildo Oliveira - artista plástico, criador do Prêmio Porto Seguro Fotografia.

Ao criarmos em 2000 o Prêmio Porto Seguro Fotografia, com o patrocínio da Porto Seguro Seguros, estruturamos de forma que ele fosse um canal para a apresentação da produção fotográfica brasileira, possibilitando o ingresso de um maior número de fotógrafos nacionais.

O Prêmio não impõe regras rígidas de participação. Procura ano a ano ampliar as possibilidades de inscrição de qualquer pessoa que fotografe ou trabalhe com a imagem através de categorias as mais abertas possíveis, como as categorias “Brasil”, para trabalhos desenvolvidos em todo território nacional e apresentados impressos, a categoria “São Paulo”, para trabalhos desenvolvidos na cidade de São Paulo, e a categoria “Pesquisas Contemporâneas”, visando às novas propostas advindas das pesquisas da imagem que hoje ocorrem com tanta frequência, não ficando somente com as preocupações técnicas formais da fotografia.
O Prêmio Porto Seguro Fotografia sempre se preocupou em abrir espaços para as novas mídias e propostas contemporâneas. Nesta décima edição o tema está abolido, a proposta curatorial é justamente permitir a todos a possibilidade de apresentar seus ensaios, permitindo que se vá além do âmbito da história da evolução e técnica da fotografia em interface com a filosofia e a história da arte.Outro aspecto importante na construção do perfil do Prêmio é a rotatividade de Curadores, os quais desenvolvem o tema de cada edição, assim como da Comissão de Premiação do mais alto gabarito e reconhecimento, trazendo uma abordagem intermodal do espectro do pensamento contemporâneo brasileiro que também anualmente é renovada, constituída por fotógrafos como Claudia Andujar, Walter Firmo,Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, German Lorca,e também por professores, críticos e pesquisadores de fotografia como Ana Maria Belluzzo e Anateresa Fabris, Professora e Crítica de Artes Visuais; Maria Hirszman, Crítica de Artes Plásticas; e Eder Chiodetto, Editor e Crítico de Fotografia.

O principal diferencial do Prêmio é a formação de um acervo de fotografia com a produção contemporânea brasileira, através de prêmios aquisitivos de excelentes valores, tornando-se este acervo referencial para pesquisadores e público interessado. Cris Bierrenbach, Eustáquio Neves, German Lorca, Thomaz Farkas, Luiz Humberto, Fernando Lemos, Miguel Rio Branco, Rosângela Rennó, Tom Lisboa e Cristiano Mascaro são alguns dos nomes que compõem este acervo.


Em todas as suas edições sempre houve uma preocupação com a possibilidade de difusão e circulação da produção fotográfica brasileira, incluindo principalmente fotógrafos que não tinham possibilidades de mostrar seus trabalhos nos circuitos institucionalizados. Assim vários artistas foram revelados através de seus prêmios: Lívia Aquino, Lucille Kanzawa, Ronaldo Camelo, Edith Derdyk, Luciana Mendonça, entre outros.
Atualmente a fotografia ocupa um lugar de grande destaque nas linguagens estéticas contemporâneas. As instituições culturais têm como proposta inseri-la cada vez mais como meio expressivo. Através de sua difusão e circulação, o Prêmio Porto Seguro Fotografia hoje é referência para o conhecimento da produção da imagem brasileira.
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2024 ProCOa - Projeto Circuito Outubro Aberto