ProCOa Momento Território

Olivio Guedes - estudioso, pesquisador e atuante no campo das artes plásticas.

Qual é o meu território?
Território = Terra = Ter.

O ‘ter’ como forma de pertencimento exalta a questão da propriedade. Percebendo cada vez mais um mundo mundializado, ou globalizado, o artista, este ser sensível, portanto, captador, ressente o outro.
Na pluralidade da vida social, ou seja: o todo, entra em conflito com a questão da unidade, o indivíduo: o individual. Este ser único faz parte de um todo. A parte não envolve o todo! Encontramos a questão do habitar.

Onde habito?
H­abito: vestido da alma = corpo. Anseio por liberdade, mesmo estando protegido. Onde esta proteção poderá criar um automatismo mental, existindo assim,
uma suposta não criação!

A criação pede movimento, movimento existe no espaço, o espaço existe com o tempo. O tempo mensura, para isto se faz necessário consciência.
Esta consciência do Momento Território anseia por compreender a prisão/liberdade e a liberdade/prisão; neste conflitar, nesta dialética transdisciplinar vive o habitante planetário.
O Pro Coa busca ‘relacionar acontecimentos aparentemente desconexos’. Nesta investigação, realizamos a declaração do viver. Compreendendo a eterna incompletude.
Esta incompletude que faz ‘arte ser arte’.
Na irradiação destes saberes, temos como exemplo real a arte postal (física e virtual) que transcende a questão de territorialidade, assim faz existir o Momento Território.
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2024 ProCOa - Projeto Circuito Outubro Aberto