Jersey City Museum
Duda Penteado
QUANDO EU ESTAVA NO ALTO DO PRÉDIO MORGAN BUILDING NO
CENTRO DA CIDADE DE JERSEY CITY, PRESENCIEI O DESMORONAR DAS TORRES GÊMEAS DO
WORLD TRADE CENTER, (DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001) EM NEW YORK, FATO QUE MARCOU
PROFUNDAMENTE A MINHA VIDA. FOI COMO SE EU ESTIVESSE REVIVENDO A GUERNICA DE
PICASSO, A GUERRA NO NORTE DA ESPANHA EM 1937. ASSIM A OBRA BEAUTY FOR ASHES
(DAS CINZAS À BELEZA) 2002 - É O RESULTADO DESSAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS E DERAM
ORIGEM AO PROJETO BEAUTY FOR ASHES.
O Projeto Beauty For Ashes se desenvolve a partir dos
resíduos de problemas locais, diante de questionamentos globais, numa visão de
arte e vida. O Projeto é trabalhado em diversas etapas. Workshops e oficinas
envolvendo grupos de jovens numa discussão coletiva contextualizando o
entendimento de cidadania e a construção da paz. Criação das imagens e textos
das reflexões elaboradas e o registro em um mural/arte pública (retrabalhado
pelo artista). Ciclo de palestras, ao lado de uma exposição de vídeos e fotos
apresentando o processo criativo.
Duda Penteado revisita o bairro da Aldeia Global no
Décimo Aniversário do 11 de setembro de 2001.
Em uma perspectiva brasileira e americana, hoje em dia,
Duda Penteado se encontra em uma situação privilegiada para poder refletir
sobre a tragédia das torres gêmeas em New York. Em 11 de setembro de 2001, Duda
se encontrava em seu estúdio na cidade de Jersey City a uma curta distância do
World Trade Center. Cristina, sua irmã, e o marido, seu cunhado Matheus,
moravam em um dos edifícios no Battery Park City, à sombra das torres. Foi
assim que o artista viu diante de seus olhos, na manhã de 11 de setembro, as
colunas de fumaça e as cinzas que se ergueram no dia do ataque, estabelecendo
as incertezas de um horizonte sombrio. Com a destruição das torres gêmeas,
Penteado foi incapaz de fazer contato por telefone com sua irmã Cristina.
Finalmente, dois dias após a tragédia, foi a mãe de Duda que ligou de São Paulo
para dizer-lhe que sua irmã e o seu cunhado estavam seguros.
O fato de que um ataque terrorista poderia ser bem
sucedido na cidade de New York, no centro da capital financeira do mundo, foi
um lembrete convincente que New York é apenas um outro bairro na aldeia global
sob a ameaça da guerra do terrorismo.
Duda Penteado, nestes 10 anos, vem criando uma trajetória
de reflexão: suas obras contam com dispositivos visuais e pistas literárias do
plano de composição e iconografia da Guernica, de Pablo Picasso, que o artista
vem usando como referência para construir suas próprias composições. Guernica
na Espanha foi escolhida por ser amplamente conhecida nos dias de hoje como uma
das primeiras cidades a ser vítima de um “bombardeio estratégico” nos tempos
modernos.
Com pistas visuais e literárias, Penteado evoca em suas
obras a integração da fragmentação, a morte e ressurreição, o surgimento da
beleza das cinzas. Para atingir tais objetivos, ele reinventou a Guernica de
Picasso, extraindo as pombas da paz e a iconografia das cabeças decepadas. Um
fragmento de uma das vigas de aço das torres foi retrabalhado pelo artista
apresentando figuras de vida e morte e a queda das folhas da coroa de louros da
vitória. Entre estes acontecimentos aterrorizantes, Duda Penteado busca
ressuscitar a beleza das cinzas, o que me lembrou a música cantada por um
trabalhador das minas de carvão nos Estados Unidos durante o final de 1920 e
1930.
De que lado você está?
De que lado você está?
No distrito de Harlan
não há neutros
de que lado você está?
Em setembro de 2007, o Jersey City Museum, em Jersey City
- NJ, Estados Unidos, teve o privilégio de apresentar uma instalação inédita
proposta por um artista inovador, Duda Penteado. Inspirada nos acontecimentos
do 11 de Setembro de 2001, Duda traz à tona o debate sobre nossos medos
pessoais, sobre o terrorismo, a briga pelo poder, o papel do indivíduo e a
busca do entendimento global num mundo que parece cada vez mais desajustado.
Durante alguns meses, eu tive a oportunidade de
acompanhar o laboratório de ideias, estabelecido entre o artista e os jovens
estudantes de diversas instituições educacionais e culturais de nossa
comunidade; revelando sentimentos de ódio ou desconfiança, as consequências da
guerra, a ganância, a poluição, o aquecimento global e o medo da alienação do
indivíduo no mundo contemporâneo. Ao primeiro olhar, a mensagem desta obra pode
parecer pessimista, mas as cores, o movimento, a combinação de intenções e o
uso de materiais diversos dão uma dinâmica plástica e uma beleza gótica à instalação.
Das Cinzas à Beleza (Beauty for Ashes), buscando a
reflexão através de um universo vasto de possibilidades, incluindo citações de
obras de outros artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, entre outros, e
imagens de cultura de massa, Duda desenvolve um método de reflexão para
explorar as dimensões filosóficas de um mundo globalizado. Assim, o Beauty for
Ashes Project propõe uma viagem por diversos países e, entre as imagens criadas
nesses lugares, Duda busca, como exercício fundamental, a reflexão sobre todas
essas questões.
Marion Grzesiak, 2008 - Diretora Executiva do Jersey City
Museum
DUDA PENTEADO E O
COLETIVO PENSAR
É possível extrair beleza das cinzas? Para o artista
plástico Duda Penteado a resposta é positiva. Duda propõe a interação entre
linguagens distintas: mural, conceitual, vídeo, instalação, escultura, painel
interativo, performance, palestras e outras possibilidades de ações que
envolvam o público.
O início acontece com a criação de uma pintura, na
verdade numa recriação da Guernica, de Picasso, agora vista sob o impacto do
atentado. As cores fortes, a presença das torres no centro da obra e as imagens
revisitadas do artista espanhol, como as faces gritando, os braços esticados e
erguidos, e o clima de desespero predominam como mecanismos de expressão. Entre
a arte e a educação, Duda busca a inclusão social pela arte, cujo ponto
essencial talvez seja causar um deslocamento interno de cada indivíduo contra o
conformismo.
Poucos sentimentos podem ser piores que uma aceitação
passiva da injustiça do mundo ou da agressividade do ser humano. A arte, neste
aspecto, possui a rara habilidade de tornar aquilo que parece morto em vida..
Oscar D’Ambrosio (2010) - Jornalista e mestre em Artes
Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integrante da Associação
Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).
SOBRE CINZAS E BELEZA
A discussão sobre questões relativas ao impacto dos
atentados de 11 de Setembro de 2001 no mundo e seus desdobramentos no Brasil
são os objetivos propostos pela exposição Das Cinzas à Beleza, de Duda
Penteado, artista brasileiro, radicado em Nova York, que o SESC São Paulo
apresenta. A arte, mais uma vez, torna-se palco para o desnudamento das
relações humanas, ao criar, a partir do caos, possibilidades de significados.
Para o SESC São Paulo, propiciar à população formas de
acesso a obras que incentivem a reflexão reafirma seu compromisso permanente
com a difusão e inovações artísticas, com o intuito de ampliar a educação pela
arte, enquanto caminho para um conceito amplo de cidadania.
Danilo Santos de Miranda (2010)
Diretor Regional do SESC São Paulo
Duda Penteado criou diversas obras de arte, memoriais,
instalações, palestras, entrevistas para radio, TV e mídia impressa no decorrer
dos últimos 10 anos, usando como ponto de referência o ataque às torres gêmeas
(WTC) (setembro de 2011, New York).
Todos os seus projetos tinham como fundamentação a busca
do diálogo da paz no século XXI e o uso do instrumento da educação e da
cidadania em um mundo globalizado.
Mais recentemente, no ano de 2010, Duda realizou novas
entrevistas para a REDE GLOBO, TV CULTURA e sua obra foi selecionada para
participar dos arquivos do 9/11
MEMORIAL MUSEUM em New York.
1- Duda Penteado and Marion Grzesiak on My9
2- GLOBO NEWS - 08-09-2010
3- METRÓPOLIS - TV CULTURA - 30-09-2010
4- GLOBO NEWS EM PAUTA - 10-09-2010
5- 9 / 11 MEMORIAL MUSEUM - NEW YORK /USA