Beauty for Ashes

Das Cinzas à Beleza
Jersey City Museum
Duda Penteado

QUANDO EU ESTAVA NO ALTO DO PRÉDIO MORGAN BUILDING NO CENTRO DA CIDADE DE JERSEY CITY, PRESENCIEI O DESMORONAR DAS TORRES GÊMEAS DO WORLD TRADE CENTER, (DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001) EM NEW YORK, FATO QUE MARCOU PROFUNDAMENTE A MINHA VIDA. FOI COMO SE EU ESTIVESSE REVIVENDO A GUERNICA DE PICASSO, A GUERRA NO NORTE DA ESPANHA EM 1937. ASSIM A OBRA BEAUTY FOR ASHES (DAS CINZAS À BELEZA) 2002 - É O RESULTADO DESSAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS E DERAM ORIGEM AO PROJETO BEAUTY FOR ASHES.

 O Projeto Beauty For Ashes se desenvolve a partir dos resíduos de problemas locais, diante de questionamentos globais, numa visão de arte e vida. O Projeto é trabalhado em diversas etapas. Workshops e oficinas envolvendo grupos de jovens numa discussão coletiva contextualizando o entendimento de cidadania e a construção da paz. Criação das imagens e textos das reflexões elaboradas e o registro em um mural/arte pública (retrabalhado pelo artista). Ciclo de palestras, ao lado de uma exposição de vídeos e fotos apresentando o processo criativo.

Duda Penteado revisita o bairro da Aldeia Global no Décimo Aniversário do 11 de setembro de 2001.

Em uma perspectiva brasileira e americana, hoje em dia, Duda Penteado se encontra em uma situação privilegiada para poder refletir sobre a tragédia das torres gêmeas em New York. Em 11 de setembro de 2001, Duda se encontrava em seu estúdio na cidade de Jersey City a uma curta distância do World Trade Center. Cristina, sua irmã, e o marido, seu cunhado Matheus, moravam em um dos edifícios no Battery Park City, à sombra das torres. Foi assim que o artista viu diante de seus olhos, na manhã de 11 de setembro, as colunas de fumaça e as cinzas que se ergueram no dia do ataque, estabelecendo as incertezas de um horizonte sombrio. Com a destruição das torres gêmeas, Penteado foi incapaz de fazer contato por telefone com sua irmã Cristina. Finalmente, dois dias após a tragédia, foi a mãe de Duda que ligou de São Paulo para dizer-lhe que sua irmã e o seu cunhado estavam seguros.
O fato de que um ataque terrorista poderia ser bem sucedido na cidade de New York, no centro da capital financeira do mundo, foi um lembrete convincente que New York é apenas um outro bairro na aldeia global sob a ameaça da guerra do terrorismo.
Duda Penteado, nestes 10 anos, vem criando uma trajetória de reflexão: suas obras contam com dispositivos visuais e pistas literárias do plano de composição e iconografia da Guernica, de Pablo Picasso, que o artista vem usando como referência para construir suas próprias composições. Guernica na Espanha foi escolhida por ser amplamente conhecida nos dias de hoje como uma das primeiras cidades a ser vítima de um “bombardeio estratégico” nos tempos modernos.
Com pistas visuais e literárias, Penteado evoca em suas obras a integração da fragmentação, a morte e ressurreição, o surgimento da beleza das cinzas. Para atingir tais objetivos, ele reinventou a Guernica de Picasso, extraindo as pombas da paz e a iconografia das cabeças decepadas. Um fragmento de uma das vigas de aço das torres foi retrabalhado pelo artista apresentando figuras de vida e morte e a queda das folhas da coroa de louros da vitória. Entre estes acontecimentos aterrorizantes, Duda Penteado busca ressuscitar a beleza das cinzas, o que me lembrou a música cantada por um trabalhador das minas de carvão nos Estados Unidos durante o final de 1920 e 1930.

De que lado você está?
De que lado você está?
No distrito de Harlan
não há neutros
de que lado você está?


Em setembro de 2007, o Jersey City Museum, em Jersey City - NJ, Estados Unidos, teve o privilégio de apresentar uma instalação inédita proposta por um artista inovador, Duda Penteado. Inspirada nos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001, Duda traz à tona o debate sobre nossos medos pessoais, sobre o terrorismo, a briga pelo poder, o papel do indivíduo e a busca do entendimento global num mundo que parece cada vez mais desajustado.
Durante alguns meses, eu tive a oportunidade de acompanhar o laboratório de ideias, estabelecido entre o artista e os jovens estudantes de diversas instituições educacionais e culturais de nossa comunidade; revelando sentimentos de ódio ou desconfiança, as consequências da guerra, a ganância, a poluição, o aquecimento global e o medo da alienação do indivíduo no mundo contemporâneo. Ao primeiro olhar, a mensagem desta obra pode parecer pessimista, mas as cores, o movimento, a combinação de intenções e o uso de materiais diversos dão uma dinâmica plástica e uma beleza gótica à instalação.
Das Cinzas à Beleza (Beauty for Ashes), buscando a reflexão através de um universo vasto de possibilidades, incluindo citações de obras de outros artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, entre outros, e imagens de cultura de massa, Duda desenvolve um método de reflexão para explorar as dimensões filosóficas de um mundo globalizado. Assim, o Beauty for Ashes Project propõe uma viagem por diversos países e, entre as imagens criadas nesses lugares, Duda busca, como exercício fundamental, a reflexão sobre todas essas questões.

Marion Grzesiak, 2008 - Diretora Executiva do Jersey City Museum



DUDA PENTEADO E O
              COLETIVO PENSAR

É possível extrair beleza das cinzas? Para o artista plástico Duda Penteado a resposta é positiva. Duda propõe a interação entre linguagens distintas: mural, conceitual, vídeo, instalação, escultura, painel interativo, performance, palestras e outras possibilidades de ações que envolvam o público.
O início acontece com a criação de uma pintura, na verdade numa recriação da Guernica, de Picasso, agora vista sob o impacto do atentado. As cores fortes, a presença das torres no centro da obra e as imagens revisitadas do artista espanhol, como as faces gritando, os braços esticados e erguidos, e o clima de desespero predominam como mecanismos de expressão. Entre a arte e a educação, Duda busca a inclusão social pela arte, cujo ponto essencial talvez seja causar um deslocamento interno de cada indivíduo contra o conformismo.
Poucos sentimentos podem ser piores que uma aceitação passiva da injustiça do mundo ou da agressividade do ser humano. A arte, neste aspecto, possui a rara habilidade de tornar aquilo que parece morto em vida..

Oscar D’Ambrosio (2010) - Jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).
SOBRE CINZAS E BELEZA




A discussão sobre questões relativas ao impacto dos atentados de 11 de Setembro de 2001 no mundo e seus desdobramentos no Brasil são os objetivos propostos pela exposição Das Cinzas à Beleza, de Duda Penteado, artista brasileiro, radicado em Nova York, que o SESC São Paulo apresenta. A arte, mais uma vez, torna-se palco para o desnudamento das relações humanas, ao criar, a partir do caos, possibilidades de significados.
Para o SESC São Paulo, propiciar à população formas de acesso a obras que incentivem a reflexão reafirma seu compromisso permanente com a difusão e inovações artísticas, com o intuito de ampliar a educação pela arte, enquanto caminho para um conceito amplo de cidadania.

Danilo Santos de Miranda (2010)
Diretor Regional do SESC São Paulo


Duda Penteado criou diversas obras de arte, memoriais, instalações, palestras, entrevistas para radio, TV e mídia impressa no decorrer dos últimos 10 anos, usando como ponto de referência o ataque às torres gêmeas (WTC) (setembro de 2011, New York).
Todos os seus projetos tinham como fundamentação a busca do diálogo da paz no século XXI e o uso do instrumento da educação e da cidadania em um mundo globalizado.

Mais recentemente, no ano de 2010, Duda realizou novas entrevistas para a REDE GLOBO, TV CULTURA e sua obra foi selecionada para participar dos arquivos do 9/11
MEMORIAL MUSEUM em New York.

1- Duda Penteado and Marion Grzesiak on My9

2- GLOBO NEWS - 08-09-2010

3- METRÓPOLIS - TV CULTURA - 30-09-2010

4- GLOBO NEWS EM PAUTA - 10-09-2010

5- 9 / 11 MEMORIAL MUSEUM - NEW YORK /USA

Visitas Agendadas pelo site ou email do artista

LUCIA PY - Espaço Atelier - Rua Zequinha de Abreu, 276 - Pacaembú, CEP 01250-050 - São Paulo - Brasil

CILDO OLIVEIRA - Espaço Atelier - Rua R. Tangará 323/23, Vila Mariana - CEP 04019-030 - São Paulo, SP - Brasil

LUCIANA MENDONÇA - Espaço Atelier - Rua Mal. do Ar Antonio Appel Neto, 209 - Morumbi - 05652-020
São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: lucianamendonca@me.com

HERÁCLIO SILVA - Espaço Atelier - Rodovia dos Tamoios, km 50 - Estrada Zelio Machado Santiago km 4 - Bairro do Macaco - Paraibúna - SP - Brasil

LUCY SALLES - Espaço Atelier - Rua Sampaio Vidal, 794 - Jardim Paulistano - 01443-001 - São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: lucysalles7@gmail.com

GERSONY SILVA - Espaço Atelier - Rua Ferreira de Araújo, 989, Pinheiros - 05428-001 - São Paulo, SP - Brasil

CARMEN GEBAILE - Espaço Atelier - Rua Francisco Alves, 407- Lapa - 05051-040 - São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: carmengebaile@yahoo.com.br

LEILA MIRANDOLA - Espaço Atelier - Rua Luiz Delbem, 151, Vila Pavan - 13465-110 - Americana - SP - Brasil
visitas agendadas: leilamirandola@yahoo.com.br

ProMOa

Residência Aberta
Formação de Espaços Alternos
Produção - Formatação - Administração

Informações e agendamento pelo email do artista

Espaço Alterno Lucia Py - A Morada - luciamariapy@yahoo.com.br

Espaço Alterno Cildo Oliveira - Leão do Norte Tramado - cildooliveira@gmail.com

Espaço Alterno HERACLIO SILVA - De Ponto a Pontos... - heracliodesign@gmail.com
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2010 by ProCOa2010
Proibida cópia ou reprodução sem a devida e prévia autorização.