ESPAÇO AMARELO

CASA AMARELA
Heráclio Silva - Atua como diretor cultural do acervo IAED e Espaço Amarelo - Arte e Cultura. Bacharel em Design pela Univali-BC/SC, especializou-se na técnica de fundição para escultura-jóia e trabalha com várias técnicas experimentais no Hoje.

Em São Paulo, na Rua José Maria Lisboa, no miolo do Jardins, a Casa Amarela, um condomínio que agrega 5 pontos de convívio contemporâneo: o Ponto Solidário, o Acervo IAED, o Espaço Amarelo Arte Cultura, o Museu Xingu e o precioso Café da Casa.
É um espaço do novo tempo que acontece em São Paulo inaugurado em fevereiro de 2012.


PONTO SOLIDÁRIO
Dirigido por Odile Sarue, trata-se da Associação Ponto Solidário, organização não governamental que divulga e coloca à venda artesanatos produzidos por diversas etnias brasileiras, como os Yanomami, que vivem na Amazônia, os Mehinako e os Waurá, ambas do Alto Xingu, estado do Mato Grosso e os Karajá do Tocantins.
Além do artesanato indígena, mais de 130 cooperativas e comunidades de artesãos expõem suas produções na associação. São entidades de diversos estados do Brasil que produzem suas peças a partir de diversas matérias primas, naturais ou reaproveitadas: de cestarias e bolsas de capim dourado a luminárias de bagaço de cana ou saco de cimento. E muito mais: sapatinhos de látex, bailarinas de palha de milho, tapetes feitos com fio de lã de carneiro com fiação manual, toalhas e mantas tecidas artesanalmente com fios de PET; porta-joias de casca de laranja; panelas de barro e a incrível cerâmica do Vale do Jequitinhonha.  Dentre as exclusividades estão os sabonetes de babaçu produzidos no Maranhão e a Canjinjim, bebida artesanal muito utilizada em festas religiosas, com propriedades afrodisíacas e produzida por uma comunidade quilombola do Mato Grosso desde o período colonial. É o tempo histórico ainda vivo acontecendo em São Paulo.

Acervo IAED - Instituto de Arte Educação e Desenvolvimento é um acervo formado ao longo dos últimos 60 anos por Fernando Heráclio e Catherine Young Silva, casal ligado a questões da educação e da cultura brasileira. Na década de 1950, a família (o casal e 4 filhos) moradores na rua Groenlândia, São Paulo, fizeram de uma moradia familiar a casa aberta ao convívio com os artistas e coletaram parte de uma produção cultural do momento. 
As obras colecionadas - cerca de 1200 - junto com a coleção de artefatos indígenas de Orlando Villas-Bôas - cerca de 150 peças - e de artefatos de arte africana (paixão do casal), mais tarde foram tombadas e incorporadas ao negócio da família (Instituto de Idiomas Yázigi), formando assim o Acervo Yázigi - salas de arte contemporânea - sala de coleção indígena e sala dos artefatos africanos.
O Espaço Cultural Yázigi, e o tombamento de seu Acervo, sob curadoria de Lucia Py, foi criado neste momento e mantinha a relação de arte e cultura com a rede.
Em 2011, com a venda do negócio da família, o que era o Instituto de Idiomas Yázigi passa a ser o Instituto de Arte Educação e Desenvolvimento - IAED e o Acervo passa a se intitular Acervo IAED.
O casal Fernando Heráclio e Catherine Young Silva entendeu que família, educação, arte, cultura, coleção, negócios e preservação era a marca que inaugurava um novo tempo. Em 2014, a Casa Amarela e os 5 pontos de convivência localizados em São Paulo confirma a visão do casal.

O CAFÉ DA CASA, aberto em 2012, é um espaço de interação e pausa na Casa Amarela. Situado entre o Ponto Solidário e o Espaço Amarelo, configura um ambiente que permite reflexão e conversas informais.
No Café da Casa é possível observar a interação entre a arte contemporânea promovida pelo Espaço Amarelo e o artesanato popular do Ponto Solidário. O Café da Casa se transforma em um momento-lugar de encontro e parada, gerenciado por Luiza Burleigh. Esses tempos podem ser recheados por bolos caseiros, doces e salgados diversos, bebidas de café, chás, cervejas especiais e outros quitutes.




MUSEU XINGU
A Sala Xingu - Coleção Irmãos Villas-Bôas foi adquirida em 1978, por Fernando Silva, presidente do Instituto de Idiomas Yázigi e Sociedade de Proteção ao Meio Ambiente de Ilhabela.  Em exposição permanente na sede nacional do Yázigi, a coleção participou de diversas exposições temporárias. Em 1987, a Sala Xingu foi reformada e ambientada pelos arquitetos Antonio Marcos Silva e Fábio Mazoli, dando mais destaque às 114 peças coletadas entre as décadas de 1940 a 1960 pelos Irmãos Villas-Bôas. Hoje fazem parte da coleção 116 peças, sendo 4 peças adquiridas recentemente e duas peças extraviadas da coleção original.
De acordo com o historiador e crítico de arte Mário Pedrosa, as formas produzidas pelos indígenas nascem da “Alegria de Viver e da Alegria de Criar”. Cerca de 100 peças variadas – instrumentos e objetos de vários usos – confeccionadas com fibras, argila, madeira, pedras e decoradas com urucum e jenipapo, ilustram magnificamente a mostra permanente do Xingu. É um Brasil aberto às suas raízes primordiais, localizado em São Paulo.

Assim como o Acervo Yázigi passou a ser nomeado POR Acervo IAED, o Espaço Cultural Yázigi passou a ser o Espaço Amarelo Arte Cultura.
O Espaço Amarelo Arte Cultura está sob a direção de Fernando Heráclio Silva Junior e conta com os restauradores Marcelo Ferreira  e Mayra REbellato.
É a área da Casa Amarela que exerce atividades culturais contemporâneas - exposições, palestras, encontros, oficinas e visitas monitoradas para escolas, sendo ao mesmo tempo responsável pela manutenção e conservação do Acervo IAED e do Museu Xingu.



“Durante a semana do Dia do Museu -
18 de maio - nós promovemos o restauro aberto, o próprio espaço expositivo é transformado numa sala de restauro.
Participaram, nesta semana, os restauradores Marcelo Ferreira e Mayra Rebellato

H. Silva


Abrindo uma integração com a América Latina, o Espaço Amarelo fez uma parceria com o NACLA - Núcleo de Arte Latino Americana, inaugurando um novo tempo, uma nova história, mantendo a tradição familiar de acreditar na convivência de arte e cultura e a transculturalidade como patrimônio da identidade de uma nação integrada ao seu continente latino-americano.



“Todo evento traz uma atividade paralela; palestras, oficinas, encontros, etc. Tudo é documentado e registrado, num sistema de gravação interna”.
H. Silva



Espaço Amarelo: Visitas Monitoras Agendadas ao Acervo IAED e Museu Xingu - Terça a Sexta das 14hs às 18:30 com permanência até as 19hs. Sábado das 10hs as 15hs com permanência até as 16hs. contato@espacoamarelo.com - (11) 3884-8627 • Ponto Solidário: de segunda a sexta das 10 às 19h, aos sábados das 10 às 16h • Café da casa: Horário de Funcionamento da Casa: de segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 16h • Mais informações: www.espaçoamarelo.com - Rua José Maria Lisboa, 838, Jardim Paulista - São Paulo, SP - cep: 01423-002 (Estacionamento no local)

Visitas Agendadas pelo site ou email do artista

LUCIA PY - Espaço Atelier - Rua Zequinha de Abreu, 276 - Pacaembú, CEP 01250-050 - São Paulo - Brasil

CILDO OLIVEIRA - Espaço Atelier - Rua R. Tangará 323/23, Vila Mariana - CEP 04019-030 - São Paulo, SP - Brasil

LUCIANA MENDONÇA - Espaço Atelier - Rua Mal. do Ar Antonio Appel Neto, 209 - Morumbi - 05652-020
São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: lucianamendonca@me.com

HERÁCLIO SILVA - Espaço Atelier - Rodovia dos Tamoios, km 50 - Estrada Zelio Machado Santiago km 4 - Bairro do Macaco - Paraibúna - SP - Brasil

LUCY SALLES - Espaço Atelier - Rua Sampaio Vidal, 794 - Jardim Paulistano - 01443-001 - São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: lucysalles7@gmail.com

GERSONY SILVA - Espaço Atelier - Rua Ferreira de Araújo, 989, Pinheiros - 05428-001 - São Paulo, SP - Brasil

CARMEN GEBAILE - Espaço Atelier - Rua Francisco Alves, 407- Lapa - 05051-040 - São Paulo - SP - Brasil
visitas agendadas: carmengebaile@yahoo.com.br

LEILA MIRANDOLA - Espaço Atelier - Rua Luiz Delbem, 151, Vila Pavan - 13465-110 - Americana - SP - Brasil
visitas agendadas: leilamirandola@yahoo.com.br

ProMOa

Residência Aberta
Formação de Espaços Alternos
Produção - Formatação - Administração

Informações e agendamento pelo email do artista

Espaço Alterno Lucia Py - A Morada - luciamariapy@yahoo.com.br

Espaço Alterno Cildo Oliveira - Leão do Norte Tramado - cildooliveira@gmail.com

Espaço Alterno HERACLIO SILVA - De Ponto a Pontos... - heracliodesign@gmail.com
Todos os direitos reservados - COPYRIGHT © 2010 by ProCOa2010
Proibida cópia ou reprodução sem a devida e prévia autorização.